Debate de melhorias para infraestrutura, saúde e educação marcam 6ª Sessão Ordinária

A Câmara Municipal de Alagoinha realizou mais uma sessão ordinária, marcada pela discussão e votação de diversos requerimentos que visam promover melhorias significativas para a população local. A reunião, que ocorreu quinta-feira, 14 de abril, abordou temas cruciais como infraestrutura urbana, saúde pública e educação.

A sessão teve início com a leitura de um trecho bíblico pela vereadora Nayara e a declaração de abertura, pelo vereador-presidente Adelson Carrisé, conduzindo os trabalhos para a apreciação da pauta. O primeiro secretário, vereador Santiago Santino apresentou as matérias, incluindo a votação das atas de sessões anteriores, que foram aprovadas por unanimidade.

Os vereadores presentes apresentaram diversos requerimentos, refletindo as demandas e necessidades da comunidade alagoinhense:

O presidente, vereador Adelson Carissé apresentou Projeto de Lei que concede Medalha Honorífica ao empresário João Rafael de Aguiar, pelos relevantes serviços prestados, empregando centenas de cidadãos alagoinhense em suas empresas e Moção de Aplausos ao jornalista Fernando Carvalho, da Rádio Rural de Guarabira. O vereador requereu ainda placas de identicação nas entradas dos sítios na zuna rural do município.

O vereador Assis Salviano apresentou requerimento solicitando melhorias na manutenção  de estradas vicinais, um ponto sensível para o escoamento da produção local e o acesso de moradores a áreas rurais. A melhoria da iluminação pública em diferentes bairros também foi pauta, visando aumentar a segurança e a qualidade de vida noturna.

O vereador Naldo apresentou requerimentos solicitando uma casa de apoio para pacientes que se necessitam de tratamento fora do município e ainda a distribuição de sopão para comunidades carentes, uma ação emergencial para mitigar a insegurança alimentar.

A valorização dos profissionais da educação também foi tema de debate, com a apresentação dos requerimentos apresentados pela vereadora Nayara de Jerfferson que busca garantir o pagamento do piso salarial proporcional às horas trabalhadas para professores contratados, uma reivindicação importante da categoria. A vereadora requereu ainda a implantação da coleta de sangue no Posto de Saúde da Família (PSF) de Jacaré, facilitando o acesso da população a este serviço essencial.

O vereador Santiago Santino apresentou requerimentos solicitando reajuste nos vencimentos dos componentes da Banda de Música Maestro Cidalino Pimenta. O vereador requereu também o aumento da demanda dos serviços do PSF III, na comunidade Jacaré, nos finais de semana.

Entre os requerimentos apresentados pelo vereador Valter Pimentel destacaram-se a criação de um PL beneficiando os usuários do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Alagoinha, que se encontram em débito há mais de 5 anos. A ampliação e iluminação da pista de caminhada usada pelos praticantes de atividades físicas,  também foi outra demanda apresentada, buscando garantir a segurança dos pedestres.

O vereador Luciano de Biu de Teo requereu a construção de paradas de ônibus nas localidades de Jacaré e na entrada do Bonfim.

Pensando na infraestrutura, o vereador Davi Cassimiro solicitou a construção de bueiras na Chã do Cajá, bem como roço e capina.

Após a apresentação e discussão dos requerimentos, na sequência da sessão, os vereadores tiveram a oportunidade de se inscrever para discutir temas de interesse da comunidade na ordem do dia. Contudo, não houve inscritos para o tema livre.

A sessão foi encerrada com o anúncio da próxima reunião ordinária, marcada para o próximo dia 24 de maio, reforçando o compromisso da Câmara Municipal de Alagoinha com a continuidade dos trabalhos legislativos e a transparência na sua atuação. A população é convidada a acompanhar as próximas sessões e a participar da vida política do município.

Reveja a Sessão Ordinária na integra: